
Nesse artigo falo sobre a importância da nossa linguagem corporal, especificamente sobre olhar nos olhos. No final, vou te dar uma dica especial( caso você não consiga ou não pratique essa linguagem tão importante), trazida de um livro que mudou bastante pra mim e que talvez te ajude.
A Linguagem corporal faz parte de 93% da nossa comunicação
A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal, abrange por exemplo: gestos, postura e principalmente o movimento dos olhos. Diversos campos da ciência estudam essa linguagem, como por exemplo a Neurociência e Psicologia, além disso foi uma das nossas comunicações primitivas e ainda hoje é utilizada de forma muito importante em nosso cotidiano.
Um pesquisador chamado Albert Mehrabian, pioneiro nas pesquisas sobre linguagem corporal na década de 50, concluiu que apenas 7% da nossa comunicação é verbal, os outros 93% divide-se em não verbal. Existem controvérsias quanto a essa pesquisa, se você pôr no google vai encontrá-las, mas é inegável que a linguagem corporal tem bem mais impacto do que nossa comunicação verbal. Hoje vou falar especificamente falar sobre uma dessas formas: o “olhar nos olhos”.
O meu assunto favorito: EU


Se você não leu o parágrafo sobre a pesquisa acima, pare o que está fazendo e preste atenção no que vou falar agora…
Você pode estar perdendo diversas oportunidades e eu não estou falando só de conquista. As vezes estamos tão concentrados em nós mesmos que esquecemos de uma coisa básica: olhar no olho da pessoa que está conversando conosco e prestar atenção no que ela diz. Cada vez mais as interações e o interesse pelo outro estão se tornando uma raridade, neste tempo em que smartphone, redes sociais e whatsapp ganham mais destaque.
Mas como você pode se tornar mais atraente só com o olhar!?
Demonstre Real Interesse
Olhar nos olhos transmite confiança e demonstra seu interesse na conversa, quando digo a expressão olhar nos olhos não significa ficar que nem um alesado olhando fixamente pro olho da pessoa não, porque vão pensar que você tá ficando é doido(a), pelo contrário é interagir também, mostrar o seu real interesse na conversa, mas por favor olhando no olho da pessoa, não é olhando pra baixo nem pros lados não viu!, o olhar vai transmitir aquela confiança, você não estará sendo melhor nem pior do que ninguém, e sim mostrando: “estou aqui viu, estou interessado no que está falando”.
Olhar nos olhos: uma raridade
Como disse antes, em terra de whatsapp quem olha no olho e presta atenção na conversa do outro é rei, agora misture isso com uma boa pitada de sorrisos e você estará 1000 passos a frente nas dinâmicas sociais. Experimente fazer um comentário bem humorado pra quebrar o gelo(sem avacalhar), escutar o que o interlocutor está falando.
Se estiver paquerando, dar aquela olhada mais intensa pra afirmar seu interesse. No trabalho com o(a) chefe(a) olhar no olho também só vai te trazer vantagens, ele(a) vai sentir mais firmeza e confiança em você. Até mesmo escutando aquele familiar, aquele amigo ou até mesmo uma pessoa desconhecida com problemas(ela vai ficar muito grata, garanto).
Enfim, o que os seres humanos mais gostam no mundo é de serem ouvidos e se você souber demonstrar isso olhando nos olhos delas usando qualquer dessas dicas que disse pra você, elas te reconhecerão de outra maneira, se você ainda não pratica todo dia ou tem dificuldades com isso vou te dar uma dica especial no próximo tópico.
Dica especial: aprender a encarar os olhos dos outros(2 dias lembrando de fazer isso.)
Tem um livro que gosto muito, se chama “Trabalhe 4 horas por Semana”, o autor é o Tim Ferris(recomendo), nele tem uns exercícios para sairmos da zona de conforto. Eu já praticava o olhar no olho antes, mas essa dica (que inclusive ele diz no livro que não é dele), é bastante especial e realmente fez diferença pra mim, talvez não faça pra você, mas pra mim valeu a pena. Como o intuito do blog é ajudar, vou te repassar essa dica citada no livro:
Pelos próximos dois dias, pratique olhar nos olhos das pessoas, seja de pessoas que passam por você na rua ou pessoas com quem você conversa, até que elas quebrem o contato visual.
Dicas:
- Focalize um dos olhos do interlocutor e não deixe de piscar, para não parecer um psicopata ou tomar um chute na bunda
- Durante a conversa, mantenha o contato olho no olho enquanto você fala. Enquanto você está ouvindo é fácil.
- Pratique com pessoas maiores ou mais confiantes que você. Se um transeunte perguntar por que raios você está olhando pra ele, apenas sorria e responda: “Desculpe-me, mas pensei que você fosse um velho amigo meu”.
Uma pequena Atitude faz grande diferença
Então, acredito que passei meu recado, como aqui a gente fala de relacionamentos. Se você experimentar fazer o que foi proposto no artigo e tornar natural eu garanto que fará toda a diferença e isso te tornará mais atraente. Me conta aí nos comentários da sua experiência (tenta fazer o exercício do livro do Tim Ferris que passei acima, sei que parece meio maluco mas é muito bom), me dá um feedback diz o que achou do post, para que eu melhore nas dicas.
Deixe uma resposta